Polenta de colher com ragu de linguiça

Como boa paulistana, adoro pratos de origem italiana, e como boa filha de nordestino, amo comidas típicas do nordeste. Talvez por isso eu goste tanto de polenta. Porque apesar de ser um alimento típico da culinária italiana, a polenta é muito semelhante ao angu, prato típico brasileiro e muito consumido na região nordeste. A polenta é super versátil, pode ser preparada mole, dura, frita, grelhada, assada, recheada, pura, com molho… Gosto muito de todas as versões. A que escolhi para fazer é muito servida nos bares aqui de Sampa: a polenta de colher. Molinha, ela vem sempre acompanhada, pode ser um molho de tomate, um ragu de carne, um refogado de bacalhau… Eu fiz com ragu de linguiça toscana.

Para a polenta

Ingredientes:

– 1 1/2  xícara de chá de fubá.

–  7 xícaras de chá de água.

– sal a gosto.

Modo de preparo: Em uma panela grande, levar 6 xícaras de água para ferver.Enquanto isso, misturar 1 1/2 xícaras de fubá e o sal com 1 xícara de água fria. Mexer bem com um batedor de arame até dissolver o fubá. Depois que já tiver bem dissolvido, adicionar a mistura aos poucos e em fio constante, às 6 xícaras de água fervente, mexendo vigorosamente com o batedor de arame. Deixar cozinhar por aproximadamente 15 minutos, mexendo com uma colher de pau. A polenta estará pronta quando começar a desprender da panela.

Para o ragu de linguiça

Ingredientes:

– 5 linguiças toscanas.

– 1/2 xícara de azeitonas pretas sem caroço.

– 3 tomates pelados (em lata) picados, com 5 colheres de sopa do molho.

– 1/2 cebola cortada em cubos.

– 1 dente grande de alho picado.

– 2 colheres de sopa de azeite.

– sal e pimenta do reino a gosto.

azeite.

Modo de preparo: Tirar a capa (aquela pele que envolve) das linguiças deixando apenas o recheio, e bater no processador até ficarem com aspecto de carne moída. Aquecer 2 colheres de azeite e refogar a cebola e o alho. Acrescentar a linguiça processada e deixar fritar. Vai soltar uma boa quantidade de água, fritar até começar a secar e dourar a linguiça. Nesse ponto, acrescentar os tomates picados e o molho. Temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Depois é só colocar por cima da polenta e se deliciar!

Dicas

Muita gente coloca o fubá diretamente na água fervente. Eu gosto de misturar com um pouco de água fria antes, porque assim fica mais difícil de empelotar.

Eu usei a linguiça toscana porque é o tipo que mais me agrada, mas o ragu de linguiça calabresa também fica muito bom!

Se quiser carregar mais no sabor, pode trocar a pimenta do reino do ragu por algum tipo de pimenta mais forte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s