Naked Cake de cenoura com recheio de brigadeiro

IMG_8297Hoje é dia de festa! 🎈 E sabe porque?! Porque hoje é meu aniversário! E para comemorar, vou postar uma receita de bolo, claro! Mas não será um bolo qualquer, e sim um irresistível e delicioso naked cake de cenoura com recheio de brigadeiro. Porque bolo de cenoura com cobertura de chocolate é uma delícia mas não é tão pomposo para uma comemoração, mesmo que ela seja simples. Já a versão mais conhecida do naked cake, a de frutas vermelhas, é toda glamourosa, mas dá um pouco de trabalho. Além disso, nessa época do ano não achamos as frutas em qualquer lugar. Como queria fazer algo simples e prático, com os ingredientes que tinha em casa, apenas para uma pequena celebração, resolvi fazer uma junção do tradicional bolo de cenoura da vovó com o ousado bolo pelado, e eis o resultado! Para incrementar um pouquinho e dar um ar de festa, usei na decoração um pouco de açúcar de confeiteiro e physalis, essas frutinhas amarelas, lindas e saborosas.

Para o bolo

Ingredientes

– 3 cenouras

– 4 ovos

– 1 xícara  de chá de óleo de canola, milho ou girassol

– 1 1/2 xícara de chá de açúcar

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– 1 pitada de sal

– Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de preparo: Colocar a farinha, o sal e o fermento em uma tigela, passando pela peneira. Misturar e reservar. No liquidificador, juntar as cenouras (já lavadas e descascadas) cortadas em pedaços com os ovos, o açúcar e o óleo. Bater até formar um creme homogêneo. Isso levará aproximadamente 5 minutos. Juntar a mistura do liquidificador com a mistura de farina e mexer com um batedor de arame, até que todos os ingredientes fiquem incorporados. Transferir a massa para a assadeira untada com manteiga e farinha e levar ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos a 180ºC. Para saber se o bolo está bom, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está assado e pode ser retirado do forno. Caso contrário, deixe por mais alguns minutos até que asse completamente. Espere o bolo esfriar, desenforme e corte ao meio.

Para esta receita, usei uma forma de 24 cm de diâmetro e 05 cm de altura.

Para o recheio

– 1 lata de leite condensado.

– 4 colheres de achocolatado em pó.

– 1 colher de manteiga.

– 2 colheres de sopa creme de leite de caixinha.

Modo de preparo: Em uma panela, misturar o leite condensado, o achocolatado e a manteiga, e levar ao fogo médio mexendo sempre, até começar a desgrudar do fundo da panela. Nesse ponto, desligar o fogo e adicionar o creme de leite. Deixar esfriar um pouco e rechear o bolo.

Dicas

O creme de leite que vai no recheio, é para evitar o puxa-puxa do brigadeiro. Assim o recheio ficará mais leve, mais cremoso, e menos grudento.

Para cortar o bolo ao meio, utilizo a faca de pão, aquelas com fio ondulado. Mas se não tiver muita prática, pode utilizar um fio de nylon. Corte o fio maior que o diâmetro do bolo. Segure as duas pontas, passe o fio em volta do bolo, e cruze, puxando com cuidado, até cortar uma camada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s