Creme de milho

Pra mim o creme de milho empata com a polenta na disputa de qual seria o melhor acompanhamento para frango assado. Eu adoro os dois e acho que ambos combinam muito bem com frango! A receita da polenta já postei aqui outro dia, e hoje é a vez do creme. Para o creme de milho, há quem bata os grãos no liquidificador para dar uma consistência mais cremosa, há quem utilize creme de leite como molho, há quem acrescente caldo de galinha para temperar. Eu não faço nada disso! A minha receita é bem simplificada e para o meu paladar, é a mais gostosa! Faço um molho béchamel, apenas com manteiga, farinha e leite, e acrescento o milho no final. Para quem não sabe, molho béchamel é um molho branco muito utilizado como base no preparo de vários pratos. Aliás, essa receita vai para a minha irmã caçula Carolina, que acabou de casar e outro dia me pediu receitas simples para o dia-a-dia. Pega essa, Caru!

Molho béchamel

Ingredientes

– 1 1/2 colher de sopa de manteiga.

– 1 1/2 colher de sopa de farinha de trigo.

– 500ml de leite.

– 1 pitada de noz moscada.

– sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: em uma panela, coloque a manteiga em fogo baixo. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa vigorosamente até ficar levemente dourada. Essa parte é importante para cozinhar a farinha. Retire a panela do fogo e com uma batedor de arame, acrescente o leite gelado de uma só vez, sempre mexendo. Volte ao fogão, aumentando o fogo para médio, e continue mexendo sem parar até ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e vá mexendo até engrossar. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.

Para finalizar o creme de milho: Bom, a base, que é o molho béchamel, está pronta! Agora é só acrescentar 1 lata de milho verde, deixar cozinhar uns 2 minutinhos e pronto! Servido com frango assado ou filé de frango grelhado fica uma delícia!

Dica

Eu gosto do creme mais líquido, então coloco um pouco menos de 1 lata de milho, mais ou menos 3/4 da lata. Você também pode regular a quantidade do milho conforme sua preferência.

Deixe um comentário

