Suflê de queijo meia-cura

 Para marcar o início do inverno que começou no último domingo, dia 21, essa semana será temática aqui no “QTMDC”! Fiz uma seleção de pratos, todos muito saborosos e quentinhos, para esquentar o corpo e confortar o ❤️. E como nem só de sopas é feito o inverno, começarei essa série de receitas com um prato bem especial, o suflê de queijo meia-cura.

Para untar os ramequins

Ingredientes

– 1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente.

– 2 colheres de sopa de queijo meia-cura ralado fino.

Modo de Preparo: Unte com manteiga 4 ramequins (forminhas de suflê) individuais. Coloque 1/2 colher de sopa do queijo ralado em cada e vá girando para forrar as laterais.

Para o suflê

Ingredientes

– 1 1/2 xícara de chá de queijo meia-cura ralado fino.

– 5 claras de ovo.

– 3 gemas de ovo.

– 1 colher de sopa de manteiga.

– 1 colher de sopa de farinha de trigo.

– 1/2 xícara de chá de leite.

– noz-moscada ralada a gosto.

– sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de Preparo: separe as gemas das claras. Numa panela, aqueça em fogo médio 1 colher de sopa de manteiga. Quando derreter, junte a farinha e cozinhe por 2 minutos, mexendo sem parar. Retire a panela do fogo e junte de uma só vez o leite, mexendo vigorosamente com um batedor de arame. Volte a panela ao fogo e continue mexendo por mais 1 minuto. Desligue o fogo e tempere o molho branco com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Junte as gemas e misture vigorosamente com o batedor. Transfira para uma tigela grande. Na batedeira, bata as claras em neve, com uma pitada de sal. Atenção: se as claras ficarem muito firmes, elas não se misturarão bem com o creme, então, assim que ficarem brancas e firmarem um pouco, pare de bater. Na tigela com o creme de gemas, misture, com o batedor de arame, apenas 1/3 das claras em neve. Em seguida, com uma espátula ou colher bem grande, junte o restante, misturando em movimentos circulares, de baixo para cima. Aos poucos, vá juntando o queijo ralado e continue misturando delicadamente. Assim que a mistura estiver homogênea, transfira para o ramequim preparado. Coloque o ramequim na assadeira, leve ao forno preaquecido, e regue a assadeira com a água fervente, sem deixar respingar na massa de suflê. A água deve, no máximo, preencher a assadeira até a metade. Feche o forno, não abra mais, e deixe assar por 15 a 20 minutos, até dourar e firmar. Sirva em seguida!

Dica

Se não quiser utilizar a batedeira, pode bater as claras em neve com o batedor de arame mesmo. Demora um pouco mais e exige mais preparo físico 💪🏼, mas também da certo!

Anúncios

2 comentários sobre “Suflê de queijo meia-cura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s