Pudim de leite condensado de caneca no microondas

Você já teve aquela vontade repentina de comer um pudim bem cremoso de leite condensado mas a preguiça de prepará-lo e de lavar tuuudo depois foi tão grande, que te fez desistir e esperar a vontade passar? Quem nunca?! Pois a partir de hoje esse problema está resolvido! Depois do bolo de caneca – que postei aqui outro dia – o pudim de caneca é uma das minhas receitas prediletas para essas horas. Ele é feito no microondas, fica pronto em menos de 5 minutos e ainda por cima fica IGUALZINHO a um pudim feito no forno. Além disso, se você mora sozinho, é ideal para fazer em porções individuais. Se usar uma canecona grande, rende 1 pudim, se fizer em canecas do tamanho de xícara de chá (que é geralmente o que faço), rende 2 porções. Aliás, eu nunca tentei fazer em canecas grandes, não sei como ficaria depois de desenformado. Acho que o melhor mesmo é dividir em 2 xícaras de chá.

PARA A CALDA

Ingredientes

– 1 colher de sopa de açúcar.

– 1 colher de sopa de água.

Modo de preparo: coloque em uma caneca, 1 colher de açúcar com colher de água e misture. Leve ao microondas em potência máxima por 30 segundos. Veja se a calda ficou dourada (caramelizada), caso não esteja, coloque mais 30 segundos. Repita esse procedimento de ir colocando de 30 em 30 segundos até que a calda fique no ponto. Mas cuidado, não deixe mais de 30 segundos direto, pois a calda pode queimar e ficar amarga. No meu caso, a calda levou 2 minutos para caramelizar, mas como o tempo depende da potência do microondas, isso pode variar. Depois que estiver no ponto, distribua a calda em toda a caneca (vá girando a caneca para que a calda suba nas laterais). Reserve.

PARA O PUDIM

Ingredientes

– 1 ovo.

– 8 colheres de leite condensado.

– 8 colheres de leite.

Modo de preparo: em uma tigelinha, coloque 1 ovo e bata com um garfo. Adicione as 8 colheres de leite condensado e as 8 colheres de leite e bata mais um pouco até ficar um creme homogêneo.

MONTAGEM

Na caneca caramelizada, coloque a mistura do pudim, de forma que não preencha mais que metade da caneca, para não ter perigo de transbordar. Leve ao microondas em potência máxima por 1 minuto. Se o creme continuar muito líquido, coloque mais 30 segundos. Vá colocando de 30 em 30 segundos até ficar um creme consistente. Geralmente não passa muito de 2 minutos, porém, como depende da potência de cada microondas, o ideal é ir olhando no final de cada rodada. O ponto final, é o de um pudim mole, pois ele continua o cozimento mesmo após desligado. Leve à geladeira para esfriar e só desenforme depois.

Dica

O pudim sobe bastante mesmo quando está no micro, mas não se preocupe, se você colocou o creme até no máximo até a metade da caneca, ele não irá transbordar.

Anúncios

Um comentário sobre “Pudim de leite condensado de caneca no microondas

  1. Pingback: 3 meses de QTMDC ! – Pudim de Nutella de caneca com calda de caramelo | Quem tem medo de cozinha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s