Sunomono (salada de pepino)

Me animei com o frango xadrez que deixei aqui para vocês no começo da semana, e resolvi continuar no tema das receitas orientais! Hoje vou ensinar como preparar o sunomono, uma entrada que está sempre presente nos restaurantes japoneses e que é muito gostosa. Para quem não conhece, o sunomono é uma saladinha de de pepino com molho agridoce. A base é de pepino, e os ingredientes que compõe a salada variam de restaurante para restaurante. O pepino pode vir acompanhado de kani, de manga, de pimenta-dedo-de-moça, de cenoura, de macarrão japonês… A que eu faço geralmente é simples, só com o pepino mesmo, e fica uma delícia.

PARA OS PEPINOS

Ingredientes

– 3 pepinos japoneses grandes (pepino japonês são aqueles mais fininhos).

– 2 colheres de sopa rasas de sal.

Modo de preparo: fatiar o pepino o mais fino possível (eu utilizei aqueles raladores/cortadores). Colocar o sal, misturar bem e deixar descansar por 10 minutos. Após o tempo de descanso, lavar bem os pepinos e escorrer. Reservar.

PARA O MOLHO

Ingredientes

– 2 colheres de sopa de açúcar.

– 1 colher de chá de sal.

– 1 xícara de água.

– 1/2 xícara de vinagre de arroz.

Modo de preparo: em uma panelinha, esquentar a água com o açúcar até dissolvê-lo. Deixar esfriar e acrescentar os outros ingredientes. Misturar os pepinos, cobrir com papel filme e levar à geladeira por no mínimo 30 minutos. Escorrer e servir com gergelim polvilhado.

Dica

Se for reduzir a quantidade de pepino, atenção à quantidade de sal, pois se não for bem calculada, o sunomono pode ficar muito salgado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s