Flor de cebola

Essa semana vi uma postagem de flor de cebola no facebook e gostei tanto, achei tão bonita, que resolvi fazer para testar. E não é que, modéstia à parte, a minha ficou linda? E além de bonita, ficou uma delícia! Eu já adoro cebola assada, essa versão toda espetaculosa então… Virou a minha favorita. Ela não serve só como decoração não, pode ser servida como acompanhamento de carnes vermelhas ou peixes, pode ser servida com outros legumes assados, ou até mesmo como entrada ou petisco, para ser despetalada enquanto degustamos uma cervejinha gelada. Humm… Os amantes de cebola vão adorar! E como a explicação do modo de preparo é meio difícil de visualizar,  fiz um videozinho do passo a passo!

 

Para não ter erro, deixo a receita aqui por escrito também!

Ingredientes

– 1 cebola média descascada.

– 1 colher de sopa azeite.

– 1 colher de sopa de vinagre balsâmico.

– sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo: cortar a cebola em 4 partes (em cruz), sem deixar que a faca chegue até o fim, ou seja, a faca deve chegar até um pouco mais que a metade da altura da cebola, assim as partes ficarão presas pela parte de baixo, que permanece inteira. Cortar cada parte novamente ao meio, formando 8 partes. Banhar a cebola com 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de vinagre balsâmico. Transferir a cebola para uma forma, despejar o molho que sobrou  sobre ela, e temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto. Cobrir a forma com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 35 a 40 minutos. Retirar do forno e abrir as pétalas manualmente.

Observações

Eu acabei esquecendo de ressaltar no vídeo, mas a cebola deve ser cortada em 8 partes, apenas até um pouco mais da metade da sua altura, ou seja, a faca não deve ir até o fim e ultrapassá-la totalmente. Dessa forma, as pétalas ficarão presas pela parte de baixo.

Usei uma cebola grande porque era a única que eu tinha à mão, mas acho que as flores ficam mais delicadas se forem feitas com cebolas médias.

A flor de cebola roxa também fica linda! O modo de preparo é igualzinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s