Bolo delicioso de maçã verde

A temperatura despencou em Sampa. O tempo está chuvoso e faz 16ºC. Eu tinha duas maçãs verdes dando sopa aqui em casa, e para dar aquele aconchego necessário nessas tardes frias, resolvi fazer um bolo com elas. Afinal, tem algo melhor que tomar uma xícara de café quentinho acompanhado por uma fatia de bolo recém saído do forno em dias assim? Ok, pode até ser que tenha 😊, mas entre outras coisas, isso também cai muito bem!

Esse bolo é simplesmente d e l i c i o s o ! Fica bem molhadinho por dentro, e com uma casquinha crocante por cima. Além disso, assim como seu sabor, o perfume de canela e maçã que deixa pela casa enquanto assa, também conforta tanto…

Ingredientes

– 1 1/3 xícara de chá de óleo vegetal (uso o de canola).

– 3 xícaras de chá de farinha de trigo.

– 1 colher de sopa de canela em pó.

– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

– 1 colher de chá de sal.

– 2 xícaras de açúcar refinado.

– 3 ovos.

– 3 a 4 maçãs verdes, descascadas, sem sementes e cortadas em cubinhos pequenos.

– 1/3 de xícara de chá de passas brancas sem semente.

Modo de preparo: preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma grande de buraco no meio, ou uma redonda de 25cm. Peneire numa tigela grande os ingredientes secos: a farinha, a canela, o bicarbonato e o sal, menos o açúcar. Misture bem e reserve. Na batedeira, coloque o óleo, os ovos e o açúcar. Bata em velocidade alta até ficar amarelo claro. Com a batedeira em velocidade média, vá acrescentando a mistura de farinha gradualmente, e bata somente até ficar homogêneo. Junte as maçãs picadas e as passas, e misture com uma colher grande ou espátula. Transfira a massa para a forma preparada e asse a 180°C por aproximadamente 50 minutos. Faça o teste do palito, fure o bolo e se o palito sair seco e limpo, o bolo está pronto! Retire do forno e deixe amornar. Desenforme e vire a parte da casquinha para cima. Deixe esfriar e sirva em seguida!

 

Dicas

Eu utilizei 1 xícara de açúcar refinado comum e 1 xícara de açúcar mascavo e ficou uma delícia! Sempre gosto de utilizar o mascavo em bolos de frutas, acho que combina muito bem.

A massa desse bolo é bem pesada, não se assuste ao bater.  A massa fica semelhante a massa de um brownie. Quando for transferir para a forma, coloque às colheradas, e vá acomodando e alisando com as costas da colher.

As passas podem ser substituídas por nozes picadas, também fica muito bom!

Anúncios

2 comentários sobre “Bolo delicioso de maçã verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s