Shimeji ao molho agridoce

Não sei se já falei aqui, mas eu a d o r o shimeji!  Descobri esse receita há pouco tempo e desde então fiquei viciada! Faço pelo menos uma vez por semana, geralmente como uma entradinha, mas já fiz também como molho para acompanhar bifes de filé mignon e combinou muito bem!
Diferentemente do modo como é preparado na maioria dos restaurantes japoneses, ele não é feito no pappilote, mas na frigideira. O sabor, apesar de bem semelhante ao dos restaurantes, fica um pouco mais adocicado. A receita pode ser feita com o shimeji preto ou com o branco, e o preparo é super rápido!

Ingredientes

– 1 bandeja de shimeji.

– 1 colher de sopa de manteiga.

– 1 colheres de sopa rasa de açúcar.

– 1/4 de xícara de chá de molho de soja (shoyu) + 2 colheres

– Cebolinha picada

– Sal a gosto

Modo de preparo: coloque os cogumelos em um escorredor. Separe-os com a mão, torcendo a base. Joque as bases do shimeji fora. Após separados, passe o escorredor com o shimeji rapidamente pela água corrente. Deixe escorrer (os cogumelos costumam ser porosos, o que significa que eles absorvem água. E acabam soltando muito líquido durante o cozimento). Leve uma frigideira grande ao fogo alto. Quando aquecer, acrescente a manteiga. Acrescente o açúcar e depois o shimeji e deixe no fogo alto por três minutos. Não mexa com colher ou espátula (para não soltar mais líquido), apenas faça movimentos circulares com a frigideira. Transfira o líquido da frigideira para um recipiente. Reserve. Com a frigideira ainda no fogo, acrescente o molho de soja e o sal, e mantenha no fogo por mais um minuto. Com o fogo ainda ligado, transfira o shimeji para um refratário. Coloque o líquido do cozimento na frigideira com mais duas colheres de sopa de molho de soja e mexa engrossar. Regue o shimeji com o molho da frigideira e salpique com a cebolinha. Sirva quentinho!

 

Dica

Eu não coloco sal e fica bem equilibrado, já que o shoyu é bem salgado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s