Bolo de rapadura

Há alguns dias estive em uma feira ótima de artesanato e produtos orgânicos que aconteceu no Parque da Água Branca aqui em São Paulo. Lá havia barracas de vários estados do país, e cada uma oferecia produtos típicos da sua região. Além de ter a oportunidade de ver de perto ingredientes que até então eu só conhecia de nome, os preços estavam bem atraentes, então aproveitei para comprar algumas coisinhas! Passei pela barraca de Minas Gerais, e comprei um café orgânico delicioso além de uma polpa de tomate artesanal super gostosa! Na barraca do Rio Grande do Sul, aproveitei para comprar suco de uva integral, que eu adoro, e que estava pela metade do preço que costumo pagar no supermercado aqui do bairro. Mas foi na barraca do Ceará que me empolguei! Não sei se o fato de ser filha de cearense e ter uma ligação afetiva com a culinária de lá – além de gostar muito também, é claro – influenciou, mas foi nessa barraca que comprei o maior número de produtos. Entre outras coisas, trouxe pra casa farinha de tapioca, farinha de mandioca, doce de cajú, e até uma rapadura! Eu adoro rapadura, tem gostinho da casa dos meus queridos e saudosos avós paternos Letícia e Naelson. Mas confesso que exagerei… Comprei um, digamos assim, tijolo de rapadura! Nem se eu comesse rapadura diariamente durante 2 meses, daria conta de acabar com ela. Foi por isso que hoje decidi sair à procura de algum doce que utilizasse rapadura na receita, para que eu pudesse usar pelo menos uma parte do tijolo. E não foi que encontrei? A receita que mais me chamou a atenção foi esse bolo de rapadura, pois mesmo tendo ascendência cearense e já ter ido ao nordeste por diversas vezes, nunca tinha visto nem ouvido falar em bolo de rapadura. Resolvi então testar a receita e adivinha! D E L I C I O S A ! Apesar de parecer que o bolo vai ficar muito doce e enjoativo por conter leite condensado e rapadura juntos (isso passou pela minha cabeça), pode acreditar que não fica! Ele fica leve, bem fofo e molhadinho, com uma casquinha crocante por fora. Confere!

PARA O BOLO

Ingredientes

– 2 xícaras de chá de rapadura em pedaços + 1 xícara de chá de água
– 4 ovos
– 200 g de manteiga
– 1 lata de leite condensado
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de fermento químico em pó
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo: leve os pedaços de rapadura ao fogo com uma xícara (chá) de água e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Retire do fogo, coe e reserve o caldo. Bata as claras em neve e reserve. Bata a manteiga com o leite condensado, as gemas e uma xícara (chá) do caldo de rapadura. Acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato. Por último, adicione as claras batidas em neve. Coloque em uma fôrma com furo central (28cm de diâmetro), untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos. Retire do forno, espere amornar e desenforme.

PARA A COBERTURA

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado
– 100 g de castanha-de-caju ou amendoim (opcional)

Modo de preparo: misture o leite condensado com o restante do caldo da rapadura e leve ao fogo baixo por cerca de 8 minutos, mexendo sempre. Retire e cubra o bolo. Decore com as castanhas-de-caju ou amendoim.

Dica

Como somos apenas em 2 aqui em casa, fiz metade da recita, portanto, se fizer a receita completa, o bolo ficará bem maior do que o da foto.

Não tinha castanha-de-caju nem amendoim em casa, então cobri apenas com a cobertura, mas ficou ótimo!

 

Anúncios

3 comentários sobre “Bolo de rapadura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s