Molho de queijo gorgonzola para acompanhar carnes

Muita gente não curte queijo gorgonzola ou queijo roquefort por causa do seu sabor forte e marcante. Eu adoro justamente por causa disso! Seja para comer puro ou acompanhado (já tentou com goiabada? Fica uma delícia!), ou usar como ingrediente em algum tipo de preparo, o gorgonzola é sempre muito bem-vindo aqui em casa. Nesse molho ideal para acompanhar carnes vermelhas, e que tem como base o molho béchamel, ele fica bem suave.

Ingredientes

– 1 colher de sopa de manteiga.
– 1 colher de sopa de farinha de trigo.
– 250 ml de leite.
– 1/4 de xícara de chá de queijo gorgonzola picado.
– 1 pitada de noz moscada.
– sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: em uma panela, coloque a manteiga em fogo baixo. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa vigorosamente até ficar levemente dourada. Essa parte é importante para cozinhar a farinha. Retire a panela do fogo e com uma batedor de arame, acrescente o leite gelado de uma só vez, sempre mexendo. Volte ao fogão, aumentando o fogo para médio, e continue mexendo sem parar até ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e vá mexendo até engrossar. Acrescente o queijo gorgonzola picado, tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.

 

Dica

Nessa apresentação da foto, eu usei o molho como acompanhamento para picanha, mas ele também vai muito bem com filé mignon.

No prepararo a carne, utilizei apenas sal e pimenta do reino moída na hora como temperos, e grelhei em manteiga com um fio de azeite.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s