Bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro

 

Bolo de chocolate é uma coisa tão comum, tão corriqueira, que parece quem nem precisa de receita, que sai assim meio que automaticamente, né? Mas as coisas não são bem assim. Justamente por ser um dos bolos favoritos de 8 entre 10 pessoas – pelo menos dentre as que conheço – é que existe uma infinidade de receitas e vários modos de preparo. Joga aí no google para você ver! Tem bolo de chocolate feito na batedeira, que leva claras em neve, tem bolo de chocolate que é feito no liquidificador, tem bolo de chocolate que é feito com achocolatado, tem os que levam chocolate em pó, os que usam cacau, tem alguns que são feitos com leite, já outros levam água… Eu mesma por exemplo, tenho umas três receitas que vou variando de acordo com a ocasião. Se é para rechear uso uma receita que deixa o bolo mais firme, se quero um bolo mais sequinho para tomar com um cafezinho, faço outra, se quero uma massa mais macia, opto pela terceira. A que eu escolhi para fazer hoje é a receita mais prática que tenho. Além de levar pouca variedade de ingredientes, não precisa nem de batedeira, e apesar disso,o bolo fica muito saboroso e suuuper macio! Aí vai!

  

PARA O BOLO

INGREDIENTES

– 4 ovos
– 1 xícara de chá de açúcar
– 1 xícara de chá de chocolate em pó
– 1 xícara de ch de óleo
– 1 xícara  de chá de água
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de fermento
– manteiga, farinha e chocolate para untar e polvilhar

MODO DE PREPARO: preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma redonda com furo – espalhe uma camada fina e uniforme. Faça uma misturinha meio a meio de chocolate em pó e farinha e polvilhe a fôrma toda (assim o bolo não fica com aquela casquinha branca de farinha). Reserve. Numa tigela, coloque a farinha, passando pela peneira. Em uma tigela grande, coloque o açúcar e o chocolate em pó, passando por uma peneira. Junte os ovos e o óleo. Misture com um batedor de arame até que a mistura fique lisa. Se quiser usar a batedeira, comece batendo na velocidade baixa – para o chocolate não subir – e quando a massa estiver lisa, aumente e bata por mais alguns minutos. Se estiver usando a batedeira, abaixe a velocidade novamente e, aos poucos, vá adicionando a água e a farinha, alternadamente, batendo apenas para misturar. Por último, adicione o fermento. Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos, até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo. Se quiser servir assim, o bolo já está pronto! Mas eu sempre prefiro fazer uma coberturinha de brigadeiro mole para dar uma incrementada!

PARA A COBERTURA (BRIGADEIRO MOLE)

INGREDIENTES

– 1 lata de leite condensado
– 4 colheres de sopa de chocolate em pó ou achocolatado
– 1 colher de sobremesa de manteiga
– 1 colher de sopa de creme de leite

MODO DE PREPARO: misturar todos os ingredientes com exceção do creme de leite em uma panela e levar ao fogo médio até obter a consistência de brigadeiro mole. Desligar o fogo e adicionar o creme de leite, mexendo até incorporá-lo por completo ao brigadeiro. Se quiser também pode fazer no microondas, que é o modo de preparo que eu prefiro. É só levar todos os ingredientes com exceção do creme de leite em um refratário de vidro alto (pois o brigadeiro sobe quando ferve) ao microondas na potência alta,  até obter a consistência de brigadeiro mole (mais ou menos 6 minutos dependendo da potência do microondas). tirar do microondas e misturar o creme de leite.

  

DICA

O creme de leite que vai no brigadeiro, serve para que a cobertura não fique muito grudenta.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s