Ragu de acém com polenta mole

Vamos começar a semana com comida de verdade? Essa polenta mole com ragu de acém é a combinação perfeita para essa segunda-feira fria paulistana. Conforta e sacia de uma forma deliciosa!

INGREDIENTES PARA O RAGU

– 500g de acém em cubos
– 1 cebola média
– 2 dentes de alho
– 3 tomates maduros
– ½ xícara de chá de salsinha picada
– ½ xícara de chá de cebolinha picada
– 2 colheres de sopa de óleo
– 1 colheres de sopa de extrato de tomate
– 1 colher de chá rasa de sal
– 1 litro de água

MODO DE PREPARO: pique a cebola e o alho em cubinhos. Pique fino a salsinha e a cebolinha. Reserve. Faça um corte em X na base de cada tomate. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro, retire as sementes e corte-os em cubos grandes. Aqueça uma panela de pressão no fogo alto por 2 minutos. Acrescente o óleo de canola, o alho, o acém e tempere com sal. Refogue por cerca de 7 minutos até dourar a carne. Junte a cebola e o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente o tomate picado e 1 litro de água. Tampe a panela de pressão, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 40 minutos. Desligue o fogo e, quando acabar a pressão da panela, destampe. Coloque a carne num prato e com um garfo, desfie a carne volte à panela. Junte a salsinha e a cebolinha. Leve ao fogo médio e assim que ferver, desligue.

INGREDIENTES PARA A POLENTA

– 1 xícara de chá de fubá
– 5 xícaras de chá de água
– 1 colher de sobremesa de sal
– 2 colheres de chá de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO: em um refratário, misture 1 xícara de água fria com o fubá e mexa com um batedor de arame até ficar homogêneo. Numa panela grande, aqueça o restante da água (4 xícaras) em fogo médio. Quando ferver, acrescente o sal e abaixe o fogo. Acrescente a mistura de fubá de uma vez, mexendo com o batedor de arame vigorosamente. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo agora, com uma  colher de pau. A polenta estará pronta quando se desprender das paredes e do fundo da panela. Acrescente o queijo parmesão e misture bem até que ele derreta. Coloque um pouco de polenta num prato fundo, e cubra com o ragu. Polvilhe com a salsinha e sirva em seguida.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s